A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

mecanismos para a não discriminação da mulher

Autores

  • Silvia Danielly do Espírito Santo Cabral Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Igualdade de gênero. Relações trabalhistas. Proteção do trabalho das mulheres. Não discriminação.

Resumo

O artigo apresenta formas da promoção da igualdade de gênero no âmbito das relações de trabalho. O objetivo é demonstrar as desigualdades nas relações trabalhistas entre homens e mulheres no Brasil e no mundo, bem como apresentar a proteção normativa que o trabalho da mulher recebeu na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e nas normas infraconstitucionais, além de proteção em documentos internacionais. Trata-se de pesquisa bibliográfica com metodologia exploratória que se socorre da análise de dados e estatísticas quantificáveis extraídos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apresentando em números a disparidade de gênero no âmbito trabalhista. Como resultados, será discutido se as medidas apresentadas para a promoção da igualdade de gênero e para a não discriminação da mulher nas relações de trabalho estão sendo eficazes, considerando os mecanismos disponíveis no ordenamento jurídico, além de propor outras medidas como programas de integridade (compliance) e práticas de ESG (environmental, social and governance).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Danielly do Espírito Santo Cabral, Universidade Federal do Pará

Advogada formada pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Direito Processual. Técnica Previdenciária e Data Protection Officer do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará. E-mail: cabral.silviadanielly@gmail.com

Publicado

2024-04-02

Como Citar

DO ESPÍRITO SANTO CABRAL, S. D. A PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS: mecanismos para a não discriminação da mulher. Revista da Escola Judicial do TRT4, [S. l.], v. 5, n. 9, 2024. Disponível em: https://rejtrt4.emnuvens.com.br/revistaejud4/article/view/227. Acesso em: 4 maio. 2024.