A TUTELA DO DIREITO AO TRABALHO DECENTE À POPULAÇÃO LGBT

uma análise jurisprudencial no âmbito do TRT da 2.ª Região

Autores

  • Carolina Spack Kemmelmeier Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu
  • Denilson Pereira Sotel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Palavras-chave:

Direito do Trabalho. LGBT. Assédio moral. Análise jurisprudencial.

Resumo

Por meio da análise bibliográfica, jurisprudencial e da legislação vigente sobre o tema, o presente trabalho investiga a efetiva proteção do direito ao trabalho decente à população LGBT pelo Poder Judiciário brasileiro. Com os avanços globais no Direito do Trabalho, o conceito de trabalho decente foi criado e estipulado como meta comum a todos os países signatários da OIT e da ONU, dentro quais se inclui o Brasil. Nesse sentido, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com base nos princípios da isonomia e da dignidade da pessoa humana, elencou o trabalho decente como sendo um direito fundamental inerente a todo cidadão, devendo o Estado prover meios para que seja resguardado a todo indivíduo o direito a um ambiente de trabalho decente, capaz e responsável por promover a manutenção de todos os demais direitos humanos e fundamentais elencados na Carta Maior. Dito isso, a prática discriminatória no ambiente laboral acarreta a incidência do assédio moral, instituto este que gera o direito à reparação integral pelos danos sofridos pela vítima. Assim, levando em consideração a história e luta do movimento LGBT no Brasil na busca por direitos e garantias, dentre eles o direito ao trabalho decente, este estudo busca observar a aplicação do direito para além do plano abstrato das ideias, mas no campo da eficácia social, destrinchando a noção de trabalho decente no ordenamento jurídico brasileiro e analisando de que forma esse direito tem sido tutelado pela Justiça do Trabalho quando suscitado por um indivíduo da comunidade LGBT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Spack Kemmelmeier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu

Doutora em Direito do Trabalho (USP). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Adjunta de Direito do Trabalho da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu. Membro da Clínica de Direitos Fundamentais e Trabalho (Unioeste) e do Grupo de Pesquisa em Cidadania e Políticas Públicas (Unioeste). E-mail: carolina.kemmelmeier@unioeste.br.

Denilson Pereira Sotel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Acadêmico do 5.º ano do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). E-mail: deni_sotel@outlook.com.

 

Publicado

2024-04-02

Como Citar

SPACK KEMMELMEIER, C. .; PEREIRA SOTEL, D. A TUTELA DO DIREITO AO TRABALHO DECENTE À POPULAÇÃO LGBT: uma análise jurisprudencial no âmbito do TRT da 2.ª Região. Revista da Escola Judicial do TRT4, [S. l.], v. 5, n. 9, 2024. Disponível em: https://rejtrt4.emnuvens.com.br/revistaejud4/article/view/231. Acesso em: 4 maio. 2024.