Comentário de decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia

o direito fundamental ao trabalho e a natureza jurídica da relação entre a Uber e seus motoristas na era da Covid-19

Autores

  • Jonatan Teixeira de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Tecnologia. Uber. Direito fundamental ao trabalho. Valor social. Constituição. Covid-19.

Resumo

A presente análise tem como foco o direito fundamental ao trabalho a partir da decisão do Tribunal de Justiça Europeu, que reconheceu tratar-se o Uber não de plataforma de transferência de dados e informações, mas de serviço de intermediação, ou seja, o fornecimento do aplicativo é apenas meio para a implementação de um serviço global cujo elemento é o serviço de transporte. O estudo discorre, ainda, acerca das medidas pontuais que devem ser observadas e conclui que o aplicador da lei deve primar pela manutenção das condições mínimas de trabalho ao cidadão motorista de aplicativos de plataforma eletrônica, à luz das normas de valorização da dignidade humana e do princípio da unidade da Constituição. O método de abordagem utilizado é o dedutivo, a partir dos conceitos doutrinários e jurisprudenciais, com a técnica da revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatan Teixeira de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista em Derecho del Trabajo y Crisis Económica pela Universidad de Castilla – La Mancha. Especialista em Direito do Estado pela UniRitter – Laureate International Universities. Advogado.

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da Constituição. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRANDÃO, Cláudio Mascarenhas. Comentário ao art. 1º, IV. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lênio Luiz (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/

Rev. Esc. Jud. TRT4, Porto Alegre, v. 2, n. 4, p. 79-98, jul./dez. 2020 ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19 nov. 2019.

BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro: Presidência da República [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acesso em: 11 ago. 2019.

BRASIL. Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020. Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv936.htm. Acesso em: 5 mar. 2020.

CAVALCANTE, Ricardo Tenório. Jurisdição, direitos sociais e proteção do trabalhador. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. O direito do trabalho pós-material: o trabalho da “multidão” produtora. In: PAES LEME, Ana Carolina Reis; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende (coord.). Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano:a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 101-117.

DELGADO, Mauricio Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. O direito do trabalho na contemporaneidade: clássicas funções e novos desafios. In: PAES LEME, Ana Carolina Reis; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende (Coord.). Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano:a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 17-27.

FRAZÃO, Ana. A decisão do Reino Unido sobre os motoristas da Uber: o que temos a aprender com ela? In: PAES LEME, Ana Carolina Reis; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende (coord.). Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano:a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017. p. 318-322.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do trabalho. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MOLINARO, Carlos Alberto; SARLET, Ingo Wolfgang. Sociedade em rede, internet e estado de vigilância: algumas aproximações. Revista da Ajuris,v. 40, n. 132, p. 63-87, dez. 2013. Disponível em: http://ajuris.kinghost.net/OJS2/index.php/REVAJURIS/article/view/249/184. Acesso em: 2 dez. 2019.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Perspectivas do direito do trabalho. In: FREDIANI, Yone; SILVA, Jane Granzoto Torres da. (coord.) O direito do trabalho na sociedade contemporânea. São Paulo: Jurídica Brasileira, 2001.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro; FERRARI, Irany; MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva (org.). História do trabalho, do direito do trabalho e da justiça do trabalho.São Paulo: LTr, 1998.

ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. O moderno direito do trabalho.São Paulo: LTr, 1994.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13. ed. revista e atualizada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang; GOLDSCHMID, Rodrigo. A assim chamada abertura material do catálogo de direitos fundamentais: uma proposta de aplicação às relações de trabalho no Brasil. Revista DireitosFundamentais e Democracia. Curitiba, v. 17, n. 17, p. 25-42 jan./jun. 2015.

SIGNES, Adrián Todolí. O mercado de trabalho no século XXI: on-demandeconomy, crowdsourcing e outras formas de descentralização produtiva que atomizam o mercado de trabalho. In: PAES LEME, Ana Carolina Reis; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende (coord.). Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano:a intermediação de mão de obra a partir das plataformas eletrônicas e seus efeitos jurídicos e sociais. São Paulo: LTr, 2017.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e consenso: Constituição, hermenêutica e teorias discursivas 6. ed. rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.

UNIÃO EUROPEIA. Tribunal de Justiça da União Europeia – TJUE. Acórdão (Grande Seção), Processo C-434/15, 20 de dezembro de 2017. Disponível em: https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/7bf5c7cc-1ac3-11e8-ac73-01aa75ed71a1. Acesso em: 30 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

SOUZA, J. T. de. Comentário de decisão proferida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia: o direito fundamental ao trabalho e a natureza jurídica da relação entre a Uber e seus motoristas na era da Covid-19. Revista da Escola Judicial do TRT4, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 79–98, 2020. Disponível em: https://rejtrt4.emnuvens.com.br/revistaejud4/article/view/91. Acesso em: 25 abr. 2024.