DESAFIOS À APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA PREVENÇÃO E DA PRECAUÇÃO NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O TRABALHO DECENTE

Autores

  • Fernanda de Vargas Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Maurício de Carvalho Góes Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Palavras-chave:

Sociedade de Risco. Meio ambiente do trabalho. Prevenção e precaução. Desafios.

Resumo

Catástrofes naturais ou provocadas pelo homem, assim como os desafios que as novas tecnologias impõem, indicam que vivemos em uma sociedade de risco. O meio ambiente, inclusive o do trabalho, é afetado por esses riscos, e, consequentemente, o ser humano. Nesse contexto, e nos termos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), como os riscos reais e desconhecidos devem ser considerados para fins de prevenção e precaução no meio ambiente de trabalho visando ao trabalho decente e ao desenvolvimento sustentável? Objetivando responder a tal questionamento, a partir da coleta de dados bibliográficos e documentais, utilizando-se o método de abordagem dedutivo, serão tecidas considerações acerca da sociedade de risco (BECK, 2011) e da Agenda 2030 da ONU na primeira seção deste estudo. Em seguida, será apresentado panorama sobre o meio ambiente e, especificamente, o meio ambiente do trabalho, a saúde e a segurança dos trabalhadores. Na segunda seção, serão abordados os princípios da prevenção e da precaução, para, na segunda parte, explorarem-se riscos a eles relacionados, conhecidos e desconhecidos, com exposição acerca de casos julgados nessa temática. Dessa forma, para que se possa garantir o desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e a dignidade da pessoa humana, o meio ambiente do trabalho e o trabalhador devem ser protegidos frente a riscos conhecidos e desconhecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Vargas Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Analista judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). Mestranda em Direito da Empresa e dos Negócios na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/2020), Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/2010). Bacharela em Ciências
Jurídicas e Sociais pela Unisinos (2005). E-mail: fernanda. machado. mpd@gmail. com.

Maurício de Carvalho Góes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Professor do mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Direito e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professor de Direito do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da graduação (Law School) e da pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor do curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande so Sul (UFRGS). Membro titular da cadeira nº 33 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho. Advogado trabalhista. Sócio do escritório TozziniFreire Advogados. Doutor em Direito pela Unisinos. Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Direito do Trabalho pela Unisinos. E-mail: mgoes@tozzinifreire. com. br.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

MACHADO, F. de V.; GÓES, M. de C. DESAFIOS À APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA PREVENÇÃO E DA PRECAUÇÃO NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O TRABALHO DECENTE. Revista da Escola Judicial do TRT4, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 83–118, 2022. Disponível em: https://rejtrt4.emnuvens.com.br/revistaejud4/article/view/174. Acesso em: 6 maio. 2024.